5 ideias para gerar renda extra com as redes sociais
Postada em : 30/12/2025
As redes sociais podem ser mais do que um espaço para acompanhar a vida de pessoas famosas ou discutir com quem pensa diferente de você. As plataformas podem ser uma fonte de renda extra para quem se dedica ao trabalho.
Pode demorar para conseguir capitalizar o conteúdo, mas as marcas têm estado mais atentas a influenciadores menores, mas com uma comunidade forte. Se você está de olho em opções de trabalho para gerar renda extra em 2026, vale a pena conferir esta lista com formas de ganhar dinheiro com as redes sociais, criada pelo site Inc.
As redes sociais ainda são uma grande aposta do marketing das empresas, que buscam formas de aparecer para o público. Algumas pagam pela divulgação ou avaliação dos produtos. Os valores variam conforme o número de seguidores e a temática do seu conteúdo. Para encontrar empresas interessadas em divulgação, vale entrar em contato diretamente – no caso de marcas menores – ou procurar um marketplace de influenciadores, que ajudam na conexão com as empresas interessadas.
2. Influenciador
Aproveite o alcance das redes sociais para criar um canal dedicado ao que você ama. Se mais pessoas se interessarem pelo tema e você construir uma comunidade de seguidores, provavelmente vai entrar no radar das equipes de marketing do segmento.
Também é possível ganhar uma porcentagem dos anúncios. No YouTube, você pode entrar para o programa de Adsense ao chegar a 1 mil inscritos e 4 mil horas assistidas em 12 meses. Se preferir o TikTok, você vai precisar de 100 mil visualizações nos últimos 30 dias para ser elegível ao Creator Fund. No Instagram, é possível acessar ferramentas de monetização a partir dos 10 mil seguidores.
3. Lives
Apesar de mais popular no universo gamer, a prática de fazer lives pode ser adotada por outros segmentos e se tornar outra forma de monetizar o conteúdo: os presentes do TikTok, o SuperChat no YouTube e as inscrições no Twitch são algumas delas.
4. Vendas digitais
Além de divulgar marcas, você pode vender produtos próprios. Um caminho é usar uma empresa de dropshipping e montar uma vitrine online para expor os produtos aos seus seguidores. Uma empresa terceirizada vai cuidar do envio do produto aos clientes, te deixando livre de produção, estoque e envios.
5. Consultoria
Se você não gosta da ideia de transformar o seu feed em um shopping, mas sabe que tem ideias que geram alto engajamento, você pode seguir o caminho da consultoria. Muitas empresas buscam por esse conhecimento. Você precisará acompanhar as métricas de engajamento e gerar mais interações para quem te contratar. Para encontrar clientes, procure sites especializados para freelancers de comunicação e marketing.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios