Franquias crescem 9,1% e faturam R$ 76,6 bilhões no terceiro trimestre do ano, segundo ABF
Postada em : 05/12/2025
O franchising brasileiro está em ritmo de crescimento na segunda metade do ano. No terceiro trimestre, o setor faturou R$ 76,6 bilhões, um avanço nominal de 9,1% na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são da Pesquisa Trimestral de Desempenho da Associação Brasileira de Franchising (ABF), divulgada nesta quinta-feira (4/12).
De acordo com a entidade, os números são resultado de uma combinação entre fatores macroeconômicos e especificidades do setor. Na economia, a entidade avalia que, mesmo com juros elevados – com a taxa Selic em 15% a. a. –, índices positivos de confiança, de taxa de desemprego e inflação pesaram mais na balança. Dentro do setor, a ABF destaca a demanda por serviços, o interesse nas áreas de lazer, entretenimento e turismo, além da busca das redes por ajustes operacionais e eficiência.
“O sistema de franquias alia inovação, capacidade de adaptação em cenários adversos e força coletiva, o que está refletido nesse crescimento do terceiro trimestre deste ano. Crescemos acima da média do varejo e mantivemos nossa trajetória de longo prazo, apoiada em ganhos de eficiência na gestão, no fortalecimento das operações existentes e na capacidade de entregar valor ao consumidor”, afirma Tom Moreira Leite, presidente da ABF.
Ainda de acordo com o levantamento, todos os 12 segmentos do franchising registraram alta no faturamento no terceiro trimestre. O maior avanço foi em Limpeza e Conservação, com 14,5%. Na avaliação da entidade, o segmento se destacou especialmente por fatores como as mudanças habitacionais, principalmente nas grandes cidades, com mais pessoas optando por lares mais compactos e ambientes reduzidos; escassez de mão de obra, com aumento da contratação de serviços externos especializados; e mudança de comportamento do consumidor, que busca por mais praticidade.
O segundo lugar ficou com o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar, com um aumento de 13,1% no faturamento. Na terceira colocação, Alimentação – Comércio e Distribuição registrou um crescimento de 12,7%. Na sequência, estão os segmentos de Entretenimento e Lazer (11,8%), e Hotelaria e Turismo (9,1%).
Além de faturamento, as franquias avançaram em número de unidades no terceiro trimestre deste ano. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o saldo é de 4.644 novas operações, totalizando 200.152 operações de franchising em todo o Brasil.
O resultado do setor também é positivo no acumulado dos últimos 12 meses. Com um crescimento nominal de 10,8%, o setor faturou R$ 293,535 bilhões no período.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios