6 dicas de empreendedores para quem quer investir em franquias em 2025


Postada em : 23/12/2024

6 dicas de empreendedores para quem quer investir em franquias em 2025

Empreender sempre será um risco e exige dedicação. Para auxiliar nessa trajetória muitos empreendedores escolhem um modelo de negócio que já está definido e testado como as franquias. Só no terceiro trimestre de 2024, por exemplo, o setor de franchising registrou faturamento de R$ 70,231 bilhões. No acumulado nos últimos 12 meses, a receita subiu 14,4%, passando de R$ 231,584 bilhões para R$ 264,874 bilhões.

Mas como começar? Quais cuidados ter em 2025? Qual o segredo do sucesso? Para responder estas e outras questões e ajudar você a começar 2025 da melhor forma, PEGN convidou 6 empreendedores que gerenciam franqueadoras para contarem o segredo do sucesso. 

Renata Vichi, CEO do Grupo CRM (Kopenhagen e Brasil Cacau)

"Franquia é um excelente negócio. É ter a certeza de empreender em um mercado que já nasce gigante, mas é também uma gestão compartilhada e por essa razão o alinhamento de propósitos e a sinergia de trabalho é fundamental. Confiar em quem está responsável pelas diretrizes do seu negócio é essencial para o seu sucesso, então seja um aliado da franqueadora o tempo todo.

Assuma as rédeas do seu negócio o todo tempo! Não deixe de perseguir diariamente suas metas e busque sempre um relacionamento próximo com a franqueadora para ajuste de estratégia e alinhamento de objetivos.

Além disso, busque autenticidade e seja sempre precursor. Quem segue tendência está atrasado e se destaca quem faz primeiro e faz bem. Mas, acima de tudo, se destaca quem mantém a escuta ativa e sabe endereçar as estratégias, equalizando expectativas do consumidor e movimentos de mercado. Fugir do óbvio parece clichê, mas é o único caminho válido para quem quer se destacar."

Paulo Rogerio Moreira da Silva, sócio e COO da Pizza Crek

"Para 2025 eu recomendo que o empreendedor invista em inovação contínua e adaptação às mudanças do mercado. Esteja sempre atento ao comportamento do consumidor e aposte em tecnologias que otimizem a operação como automação e plataformas de gestão integradas. Também é fundamental reforçar o treinamento da equipe para garantir um atendimento excepcional, que se destaca em um mercado competitivo.

Além disso, a diferenciação virá da personalização e do valor agregado ao cliente. Ofereça uma experiência única, invista em produtos de alta qualidade e inove no atendimento. Tenha uma presença digital forte, especialmente em redes sociais, onde as marcas se conectam diretamente com os consumidores. Sustentabilidade e engajamento com a comunidade local também são fatores decisivos para conquistar a preferência do público.

2025 será um ano de grandes oportunidades, mas também de desafios como o aumento da digitalização no consumo e a valorização da sustentabilidade. É essencial que o franqueado monitore indicadores financeiros como custo operacional e margem de lucro, além de ficar atento à satisfação do cliente e à experiência oferecida. Também destaco a importância de se adaptar rapidamente às mudanças econômicas e regulatórias."

Sandra Chayo, sócia-diretora do Grupo Hope

"Empreender é um desafio diário, a mente não desliga nunca, mas se você trabalha com o que realmente gosta, se torna prazeroso e tudo flui com mais facilidade. Por isso, minha primeira dica é pra quem ainda não começou a empreender: tenha certeza de que está entrando em um mercado que você se interessa genuinamente.

Além disso, o empreendedor precisa ter foco, então seja realista sobre sua capacidade e entenda em quais áreas você é bom e em quais você precisa delegar. É possível crescer sozinho, porém dá pra ir muito mais longe com bons profissionais ao lado, que complementam as suas habilidades.

Para se destacar no mercado é imprescindível ter uma visão clara do que você quer e para onde quer ir, ou seja, entender muito bem sobre a sua empresa, os índices de faturamento, cenários de crescimento, custos operacionais, base de clientes, estratégias de marketing, aportes e retornos de investimentos e valuation. Quanto mais organização de dados e informação para tomada de decisão, mais chances de se destacar da concorrência.

Pense também no consumidor. É extremamente importante criar e fortalecer genuinamente sua comunidade, ou seja, estabelecer uma relação de confiança com os seus consumidores e reforçar os princípios, diferenciais e qualidades da sua marca. Sempre gosto de trazer uma observação que, por mais óbvia que seja, muitos se esquecem: negócios não são feitos apenas de números. Eles são feitos de pessoas, e isso inclui conexões também."

Caito Maia, CEO da Chilli Beans

"Se você busca empreender, a franquia é um ótimo começo. Existem muitas marcas e tipos de negócio e o Brasil é um dos países mais preparados para franquias do mundo. Minhas dicas são: ao escolher uma marca, vá até uma loja, procure o franqueado e converse com ele. Pesquise, busque informações, fale com clientes, entenda o mercado que deseja entrar e, no final, arrisque-se. Não existe negócio sem risco zero, mas via franquias você aumenta muito as chances de dar certo.


Para se destacar perante a concorrência, não só em 2025, mas em qualquer tempo, você deve fazer o básico bem-feito, semana a semana, mês a mês, isso sempre rende muita notícia boa no final do ano. A partir daí sempre colocar uma pimentinha, ou seja, um diferencial que só você tem."

Carla Sarni, CEO do Grupo Salus (Sorridents e Gio Estética Avançada)

"Quando comecei a Sorridents percebi que atender em horários alternativos era uma maneira de me destacar. Enquanto muitos dentistas fechavam seus consultórios aos finais de semana, eu estava lá, pronta para atender. Essa decisão nasceu da necessidade de atender as pessoas que só tinham esse tempo disponível. Em 2025 a dica é: esteja onde o cliente precisa que você esteja.

Com a chegada de tecnologias como inteligência artificial e automação de processos, é possível entender melhor o que seu cliente deseja e otimizar suas operações. Seja rápido, eficiente e próximo do seu cliente. Ah, e não esqueça da sustentabilidade! Franquias que adotarem práticas ESG vão ganhar o coração de consumidores cada vez mais conscientes.

Além disso, se você deseja entrar no franchising, se tem algo que aprendi na marra foi que escolher a franquia certa é como escolher um parceiro de vida. Pesquise profundamente a franqueadora, veja se ela tem suporte tecnológico, gestão estruturada e valores alinhados com os seus.

Analise também se você está realmente apaixonado pelo problema que essa franquia resolve. Eu continuo na busca em democratizar a saúde bucal e bem-estar no Brasil e esse propósito me fez persistir mesmo nos momentos difíceis. Tenha essa chama acesa em você, porque empreender é uma maratona, não uma corrida de 100 metros."

Tom Moreira Leite, CEO e sócio do Grupo Trigo (Spoleto e China in Box)

Para 2025, é fundamental que os empreendedores trabalhem com um planejamento financeiro conservador, revisem seus custos e despesas fixas e avaliem estratégias para otimizar o capital de giro. A transformação digital continua sendo essencial e ferramentas tecnológicas podem ajudar a reduzir custos e melhorar a experiência do cliente, que é o centro de qualquer negócio. Invista em canais digitais e em uma comunicação personalizada. Entender as dores e os desejos do cliente localmente será uma vantagem competitiva.

A adoção de práticas sustentáveis é uma exigência crescente do mercado e da sociedade, então priorize decisões que tragam impacto positivo ao meio ambiente e à comunidade. Empreender no Brasil exige resiliência e criatividade, mas também traz inúmeras oportunidades. Planeje com cuidado, fique atento ao mercado e se cerque de pessoas alinhadas com seus valores. Desejo muito sucesso e que 2025 seja um ano de realizações para todos!"

Fonte: Jornal Contábil