PIB do Brasil registra queda de 4,1% em 2020


Postada em : 03/03/2021

PIB do Brasil registra queda de 4,1% em 2020

Impacto pela pandemia do coronavírus, o PIB brasileiros registrou uma queda de 4,1% em 2020, em comparação ao mesmo período do ano passado. É o maior recuo anual da série iniciada em 1996. 

Os dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostram que essa queda interrompeu o crescimento de três anos seguidos, de 2017 a 2019, quando o PIB acumulou alta de 4,6%. 

No quarto trimestre, o PIB apresentou alta de 3,2% na comparação com trimestre anterior, mas registrou queda de 1,1% em relação ao mesmo período de 2019. 

PIB

Em valores correntes, o PIB, que é a soma dos bens e serviços finais produzidos no país, totalizou R$ 7,4 trilhões no ano passado. 

O PIB per capita (por habitante) alcançou R$ 35.172 em 2020, recuo recorde de 4,8% em relação a 2019. 

O resultado é efeito da pandemia de covid-19, quando diversas atividades econômicas foram parcial ou totalmente paralisadas para controle da disseminação do vírus. 

Queda no consumo

Mesmo quando começou a flexibilização do distanciamento social, muitas pessoas permaneceram receosas de consumir, principalmente os serviços que podem provocar aglomeração Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE.

Responsáveis por 95% da economia nacional, os setores de serviços e indústria tiveram quedas importantes em 2020. 

Por outro lado, a agropecuária cresceu. Veja abaixo o desempenho por atividade no PIB: Consumo das famílias: -5,5% Consumo do governo: -4,7% Serviços: -4,5% Indústria: -3,5% Investimentos (Formação Bruta de Capital Fixo): -0,8% Agropecuária: +2%.

Pandemia

O ano de 2020 foi marcado pela crise de coronavírus. Em março, com a primeira onda do vírus, a maioria dos estados e municípios determinaram o fechamento do comércio e dos serviços não essenciais na tentativa de achatar a curva de casos e óbitos. 

As medidas causaram pouco impacto no PIB do primeiro trimestre do ano, que teve queda de 1,5%, e afetaram em cheio o indicador no segundo trimestre, com uma queda histórica de 9,7%. 

A economia chegou a apresentar sinais de melhora no terceiro trimestre, com alta de 7,7%, impulsionada pelo relaxamento de algumas medidas de restrição, mas desacelerou nos últimos meses com a chegada da segunda onda.

Mercado prevê PIB de 3,29% em 2021 A expectativa do mercado financeiro é de que o PIB brasileiro tenha crescimento de 3,29% em 2021, de acordo com o último Boletim Focus divulgado pelo Banco Central na segunda-feira (1º). 

A projeção está em linha com a do ministro da Economia, Paulo Guedes, que afirmou ontem que prevê que a economia do país avance entre 3% e 3,5% neste ano. 

A previsão feita por Guedes, em entrevista à rádio Jovem Pan, é mais moderada do que em declarações anteriores. 

No final de janeiro, em videoconferência com investidores, o ministro disse que a economia poderia crescer até 5% neste ano se o Executivo e o Legislativo parasse de "jogar pedra um no outro".

Fonte: Portal www.contabeis.com.br